Menu
Na Hora H!

No interior de SP, produtores rurais descartam toneladas de tomates às margens de estradas

Os tomates são descartados devido a qualidade e porque quanto menos produto sendo comercializado, mais caro o preço da unidade e o prejuízo para quem produz é menor

Redação Jornal de Brasília

28/02/2020 17h51

Em Ribeirão Branco (SP), produtores rurais descartaram toneladas de tomates às margens das estradas. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Joel Meira, os tomates são descartados devido a qualidade e porque quanto menos produto sendo comercializado, mais caro o preço da unidade e o prejuízo para quem produz é menor. 

“Isso é um procedimento normal porque tem tomate que pega bicho, é atacado por pragas, às vezes doenças, excesso de água. Esse tomate não serve para comércio, então é descartado e os produtores jogam na beira de estrada”, destacou Meira

Segundo Joel Meira, em determinadas épocas, o produtor é obrigado a descartar os tomates. “Agora existe época que tem uma superprodução, principalmente quando esquenta bastante ou amadurecem rápido, então acaba tendo uma produção acelerada um pouquinho maior e com essa produção maior, o preço cai e o produtor é obrigado jogar fora”, afirmou. 

Nelson Souza de Araújo, lavrador da região, disse que recolhe os tomates que são jogados fora para alimentar os animais. 

O lavrador Nelson Souza de Araújo conta que tem recolhido os tomates descartados e utilizado para alimentar os animais. “Aproveito, senão vão jogar em qualquer lugar e não fica dando mau cheiro em beira de estrada. Quando produz demais, eles colhem, não tem preço e jogam também”, contou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado