Menu
Na Hora H!

Natal: costureira reforma bonecas para deixar melhor o fim de ano de crianças

Quando Chiquita escutou de uma amiga sobre a alegria de crianças que recebem as doações de Natal, ela decidiu que queria fazer parte

Aline Rocha

05/12/2019 17h14

Foto: Reprodução

Da Redação
[email protected]

A costureira Francisca Monteiro Alves, 67 anos, decidiu transformar para melhor o Natal de crianças que sonham com bonecas novas. A moradora do bairro de Santana, no Espírito, Chiquita Costureira, passou a reciclar as bonecas e ursos de pelúcia a partir de uma inspiração na própria história. 

Chiquita veio de infância pobre com mais seis irmãos, em Minas Gerais. Por essa razão, não ganhavam presentes de Natal. Ela conta que costurou a vida inteira mas a ideia só surgiu em 2016. 

As reformas

Quando Chiquita escutou de uma amiga sobre a alegria de crianças que recebem as doações de Natal, ela decidiu que queria fazer parte. “Eu tinha muitos retalhos, arrumei algumas bonecas velhas, revirei até no lixo, consertei todas e doei 43 bonecas. Foi quando eu pude ver os sorrisos das crianças e decidi que faria isso sempre, cada ano em uma comunidade diferente. Em 2018, fiz 111”, recorda em entrevista ao Gazeta.

“Já em 2019, consegui bonecas em condições péssimas. Acho que por conta de chuvas e alagamentos. Mas recuperei, mesmo as piores, e as deixei bem bonitas”, conta.

Entre ursos e bonecas, foram mais de 200 brinquedos esse ano. Cerca de 30 brinquedos já foram doados para crianças de Vila Velha, do bairro Soteco. Segundo ela, cerca de 180 brinquedos ainda estão com ela e serão entregues em Novo Horizonte este ano. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado