O músico Marcelo Yuka, de 53 anos, está internado em estado grave no Rio de Janeiro. Ele é um dos fundadores d’O Rappa e deu entrada no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, no dia 2 de janeiro. O músico entrou em coma de quinta para sexta-feira.
Na noite de sexta surgiram notícias da morte de Yuka, mas as informações foram desmentidas. “Só para informar, meu irmão está no CTI, em um quadro gravíssimo mas está VIVO”, escreveu Renato Fontes em uma rede social.
O Quinta D’Or informou que a família prefere não dar detalhes sobre o estado de saúde do músico. Amigos próximo dizem, no entanto, que ele estaria lutando contra uma infecção generalizada e respira por aparelhos.
Yuka ficou paraplégico depois de ser baleado durante um assalto em novembro de 2000. Desde então, passou por uma série de problemas de saúde. Chegou a ficar boa parte do ano de 2016 internado num hospital. Em agosto de 2018, sofreu um AVC.
No Rappa, ficou de 1993 a 2001. Depois, fundou a banda F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), que gerou ainda uma ONG de mesmo nome com a qual lutou em prol das pesquisas com células tronco.
O artista foi candidato a vice-prefeito do Rio na campanha de Marcelo Freixo em 2012 pelo PSOL.