O Ministério Público de Goiás (MP-GO) realizou buscas e bloqueou mais de R$ 23 milhões de suspeitos envolvidos em fraudes em licitações em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o MP-GO, os membros da organização criminosa instruíam servidores públicos municipais a manipularem licitações desde o início, garantindo que empresas controladas por eles fossem selecionadas. Os nomes dos envolvidos não foram revelados.
Conforme comunicado do MP-GO à imprensa, a empresa que vencia os certames repassava as obras para o investigado, que possuía grande influência na Administração Pública Municipal, executando os serviços em clara violação aos princípios da concorrência e igualdade.
A “Operação Insider”, deflagrada nesta quarta-feira (7) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contou com apoio do Gaeco do Tocantins, da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) e a participação de 27 promotoras e promotores de Justiça. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Águas Lindas de Goiás e Palmas (TO).
O MP-GO suspeita que servidores públicos municipais tenham recebido vantagens indevidas para facilitar as atividades da organização criminosa, além de estar investigando lavagem de dinheiro para ocultar a origem ilícita dessas vantagens.