Menu
Na Hora H!

MP apreende cerca de 4,6 toneladas de alimentos impróprios no RS

Dos cinco estabelecimentos autuados, três foram interditados

João Victor Rodrigues

19/11/2025 11h04

Foto: Divulgação/MPRS

Cerca de 4,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidas nessa terça-feira (18/11) em mercados e açougues do Rio Grande do Sul. A operação, conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por meio do Programa Segurança dos Alimentos, identificou grande volume de carne podre, vencida há até dois anos, com mau cheiro, coloração esverdeada e sinais avançados de deterioração.

Dos cinco estabelecimentos autuados, três foram interditados. Em um dos açougues, que concentrava a maior parte das irregularidades, foram encontradas 2,5 toneladas de produtos vencidos e armazenados de forma inadequada.

Parte das carnes apreendidas, consideradas próprias para alimentação animal, foi encaminhada ao zoológico de Cachoeira do Sul. No entanto, alguns itens estavam em condições tão insalubres que não puderam ser reaproveitados nem mesmo para esse fim.

As equipes constataram que os alimentos se deterioraram devido ao armazenamento em temperatura inadequada, falta de procedência e fracionamento irregular. Nas padarias interditadas, foram recolhidos insumos vencidos, produtos sem data de validade e mercadorias sem identificação de origem.

Além das carnes, pizzas e itens de panificação, também foram apreendidos produtos cuja venda é proibida em supermercados, como unidades de álcool líquido, além de sacos de carvão sem procedência ou licenciamento.

A operação contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de órgãos de saúde e vigilância sanitária.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado