Menu
Na Hora H!

Motorista bate carro e quebra estátua na Ilha de Páscoa

De acordo com as autoridades locais, o acidente foi causado por uma falha nos freios do veículo que fez com que o carro caísse de um barranco e acertasse a estátua.

Redação Jornal de Brasília

06/03/2020 17h02

Um homem, que mora na Ilha de Páscoa, território pertencente ao Chile, foi preso neste domingo (1), após bater com o carro em uma estátua moai e destruí-la. A estátua é um símbolo e patrimônio da ilha.

De acordo com as autoridades locais, o acidente foi causado por uma falha nos freios do veículo que fez com que o carro caísse de um barranco e acertasse a estátua. Mesmo com a falha, moradores ficaram revoltados com a destruição. 

As estátuas moai estão espalhadas pela ilha e, as mais de mil, guardam o espírito de ancestrais importantes e também mostravam onde ficava água fresca, segundo os nativos, chamados de Rapa Nui. 

Dano incalculável

Segundo Camilo Rapu, presidente da comunidade indígena da Ilha de Páscoa, “O dano é incalculável”.

O prefeito da comunidade de Ma’u Henua, Pedro Pablo Petero Edmunds Paoa, pretende proibir a circulação de veículos perto das estátuas.  A lei, foi apresentada oito anos atrás e, com a batida deste domingo, deve voltar a pauta. 

As estátuas são um patrimônio da UNESCO.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado