fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Na Hora H!

Moradores no Peru estão matando morcegos por medo do coronavírus

Especialistas apontam que o vírus, que atinge outras espécies animais, tenha sofrido uma mutação

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

No Peru, uma situação inusitada foi divulgada pelas autoridades do país. Algumas pessoas estariam matando os morcegos da região a fim de controlar a pandemia do novo coronavírus. Os cidadãos estão preocupados com a possibilidade do animal transmitir a doença. 

Especialistas apontam que o vírus, que atinge outras espécies animais, tenha sofrido uma mutação.

Além dos morcegos  outros animais são suspeitos de hospedar o novo coronavírus, são eles pangolins e cobras, usualmente consumidos em Wuhan, na China, onde a pandemia começou. 

As autoridades peruanas explicaram que o vírus que afeta os humanos é uma mutação do que atingia os animais, ou seja, outras espécies provavelmente não são vetores da doença. De acordo com um comunicado  do Serviço Nacional de Florestas e Fauna Silvestre (Serfor) do Peru “Não devemos distorcer a situação devido à pandemia. Os morcegos não são nossos inimigos”.

O Serfor relatou que mais de 200 morcegos foram removidos de uma região perigosa e transportados para uma caverna, tendo em vista o perigo de vida que corriam. 

Os morcegos são importantes para a comunidade animal de vários lugares do mundo. Especialistas alertam que “Setenta por cento das espécies no mundo se alimentam de insetos, muitos dos quais são prejudiciais à agricultura e à nossa saúde, como mosquitos que espalham a dengue e outras doenças”.


Leia também
Publicidade