Menu
Na Hora H!

Moradores encontram jiboia mais rara do mundo no interior de São Paulo

Há mais de 60 anos, a ‘Jiboia do Ribeira’, ou Corralus cropanii, foi encontrada em Miracatu-SP

Redação Jornal de Brasília

25/11/2020 8h28

Uma ‘Jiboia do Ribeira’ foi encontrada viva em Sete Barras, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo. A espécie de jiboia é considerada por especialistas como a mais rara do mundo. A última aparição desse espécime na região foi em 2017. Essas duas vezes foram as únicas em que o encontro foi registrado.

De acordo com o Portal G1, os Pesquisadores do Instituto Butantan confirmaram o encontro da cobra nesta quarta-feira (25).

Há mais de 60 anos, a ‘Jiboia do Ribeira’, ou Corralus cropanii, foi encontrada em Miracatu-SP. Os dois animais que foram encontrados nos últimos três anos em Sete Barras foram capturados com o auxílio dos moradores a área rural do Guapiruvu, que participam de um projeto de educação e conservação desde 2016.

Foto: Reprodução/Acervo Fundação Florestal

O animal, encontrado no final de outubro deste ano, trata-se de uma fêmea adulta, de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg. Ela foi flagrada deslocando-se no Parque Estadual Intervales pelo guardas do parque. posteriormente, alguns moradores reencontraram o animal.

De acordo com os pesquisadores, a jiboia está em um terrário e será mantida em cativeiro para exames e estudos. Depois, ela será solta na natureza com um aparelho de telemetria, para rastreamento.

O biólogo Bruno Rocha, de 33 anos, coordenador do Projeto Jiboia do Ribeira relatou ao Portal G1 que, entre os Boídeos, família de cobras que inclui serpentes grandes que não sejam venenosas, essa é a espécie mais rara.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado