Menu
Na Hora H!

Menino de 3 anos com leucemia busca doador de medula óssea

Médicos descobriram a doença cinco meses atrás; nesta semana, a família passou por exames e nenhum parente se mostrou compatível

Redação Jornal de Brasília

28/08/2020 12h31

Artur Levi Santiago, um menino de apenas três anos, foi diagnosticado com leucemia e luta para encontrar um doador de medula óssea. O garoto reside em Juazeiro-BA, mas está internado no Hospital Aristides Maltez, em Salvador-BA. Entre os seus familiares, não há ninguém compatível para o transplante.

Os médicos descobriram a doença cinco meses atrás. Nesta semana, a família passou por exames e nenhum parente se mostrou compatível.

A avó da criança, Arlindinalva Francisco da Silva, pede por doações. Apesar de estar fazendo quimioterapia, o garoto precisa realizar o transplante com urgência, afirmam os médicos.

“A gente tenta ser forte, mas a gente sofre junto. Se puder nos ajudar, ajude, para que ele possa fazer o transplante”, falou Maria Ednalva Brais da Silva, tia de Artur, ao Portal G1.

Como doar

Segundo o diretor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), Fernando Araújo, neste ano houve queda de 70% no número de cadastro de voluntários doadores de medula.

O diretor destaca que o procedimento é simples e é realizado na fundação. Os critérios são semelhantes aos da doação de sangue. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Voluntários menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado