Menu
Na Hora H!

Menina com síndrome de down é a primeira a tirar CNH no Brasil

“Desde criança sonho em dirigir. Quando estou ao volante, é uma emoção muito grande, tenho uma sensação de liberdade, algo sensacional”, conta a jovem

Aline Rocha

21/10/2019 17h52

Da Redação
[email protected]

Maria Clara de Carvalho, 22 anos, é chef de cozinha, está casada, faz aula de teatro e dança e está se preparando para tirar a carteira de motorista. Tudo isso com um pequeno detalhe, ela tem síndrome de down. A família da moça consultou instituições de todo o país e eles garantiram que Maria Clara será a primeira brasileira com síndrome de down a conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

“Desde criança sonho em dirigir. Quando estou ao volante, é uma emoção muito grande, tenho uma sensação de liberdade, algo sensacional”, conta a jovem de Jardim Camburi, em Vitória.

Além de já ter feito diversos simulados disponíveis na internet, Maria Clara estuda todos os dias o livro com as informações teóricas e as regras de trânsito. Ela já faz aulas práticas com o pai e está prestes a ter a primeira aula na autoescola. Antes disso, no entanto, precisa passar por avaliações psicológicas para comprovar sua capacidade psíquica.

“Ela é totalmente capaz. Todos nós temos limitações, mas o objetivo que ela quer alcançar é possível. A notícia de que ela tinha um ‘problema’ foi dada por uma equipe médica despreparada e com pouca informação. O grande problema, infelizmente, é o preconceito”, afirma o pai, Aldeci Carvalho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado