Menu
Na Hora H!

Macacos são vacinados contra a Covid-19

Foram imunizados quatros orangotangos e cinco bonobos. Segundo a direção do Zoológico de San Diego, outros três bonobos e um gorila serão vacinados

Redação Jornal de Brasília

05/03/2021 9h59

Foto: Reprodução/Facebook

Nove macacos foram vacinados contra a Covid-19. Os animais, que vivem no Zoológico de San Diego (Califórnia, EUA), são os primeiros primatas não humanos e não cobaias a receber uma vacina experimental contra a doença. Segundo o “San Diego Union Tribune”, a informação foi divulgada por funcionários do zoo na quinta-feira (4).

Foram imunizados quatros orangotangos e cinco bonobos. Ainda segundo a direção do zoológico, outros três bonobos e um gorila serão vacinados. Por serem os primos mais próximos dos humanos, essas espécies também correm riscos de contrair a doença e manifestarem sintomas. Por isso, é importante que haja uma campanha de vacinação para esse grupo

Em janeiro, um tratador diagnosticado com Covid-19 entrou em contato com um grupo de oito gorilas, que posteriormente desenvolveu a doença. Na ocasião, o tratador não havia desenvolvido sintomas e usava um equipamento de proteção.

“Isso nos fez perceber que nossos outros macacos estavam em risco”, disse Nadine Lamberski, diretora de conservação e saúde da vida selvagem da San Diego Zoo Wildlife Alliance. “Queríamos fazer o nosso melhor para protegê-los desse vírus porque não sabemos realmente como isso vai afetá-los”, acrescentou.

Além dos animais, grande parte dos funcionários do zoológico já foram vacinados contra o coronavírus.

A empresa de saúde animal Zoetis já fez parte da Pfizer e está desenvolvendo uma vacina para animais que estimula a imunidade contra o coronavírus, conforme informou Nadine.

Os EUA já registraram 28,8 milhões de casos de Covid-19, com mais de 520 mil mortes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado