Menu
Na Hora H!

Macaco-prego que foi atingido por chumbinhos é resgatado

Raio-x constatou inúmeros fragmentos de chumbo, provavelmente oriundos de arma de fogo

Redação Jornal de Brasília

05/07/2021 11h10

Foto: Arquivo Pessoal

Um macaco-prego foi resgatado, na região de São Miguel do Oeste-SC, e precisou passar por exames, já que estava muito fraco. Após isso, os cuidadores descobriram que o animal estava com chumbinhos em diferentes partes do corpo, inclusive na cabeça. Agora, o jovem macaco, apelidado de Jorginho, se recupera dos ferimentos, mas não tem previsão de alta.

Jorginho está recebendo o tratamento em um recinto especial. Há cerca de duas semanas, ele foi encontrado pela Polícia Ambiental, que o levou para cuidados no Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (Nevs) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Após o resgate, ele passou por um raio-x que constatou inúmeros fragmentos de chumbo, provavelmente oriundos de arma de fogo. Segundo a equipe que o atendeu, o macaco apresentava alterações no comportamento em decorrência dos projéteis alojados no corpo. Jorginho aguarda para realizar um procedimento médico para retirar os objetos, que geram riscos à vida do animal.

Existe a suspeita de que a mãe de Jorginho tenha sido morta durante uma caça ilegal. Órfão, o animal teria ficado vulnerável e fraco. Outra hipótese é a de que o macaco-prego tenha sido abandonado pela mãe.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado