A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (16/12), um homem apontado como líder de um grupo criminoso e que estava foragido da Justiça. Contra ele, havia três mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo.
O indivíduo era procurado por crimes de homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa. De acordo com as investigações, o homem teria se escondido na Venezuela por pelo menos três anos.
O grupo criminoso, originário da província de Fujian, na China, atuava extorquindo comerciantes chineses na região central de São Paulo, principalmente nas ruas 25 de Março e Santa Ifigênia. As vítimas eram obrigadas a pagar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil mensais ao grupo. A recusa em cumprir as exigências resultou em três homicídios de comerciantes.
O suspeito havia escapado de uma grande operação policial realizada em São Paulo, em 2017, quando foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão. Na ocasião, sete armas de fogo foram apreendidas com integrantes da organização criminosa.