Menu
Na Hora H!

Lavrador com síndrome rara aguarda há 4 meses por medicamento

Evandir Gonçalves Barbosa perdeu os movimentos das pernas em decorrência da condição

Redação Jornal de Brasília

25/12/2020 12h00

Um lavrador, de 59 anos, foi diagnosticado com a síndrome de guillan-barré, uma doença do sistema nervoso que provoca fraqueza muscular. Devido a isso, ele está internado há quatro meses e aguarda por um medicamento para tratar a doença.

Evandir Gonçalves Barbosa perdeu os movimentos das pernas em decorrência da condição. A esposa dele, Enilda Pereira, relatou ao Portal G1 que o marido apresenta cansaço, formigação nas pernas, febre e dor de cabeça.

A mulher contou ainda que Evandir teria almoçado e deitado. Ao se levantar, ele caiu e não voltou a andar desde então. Após ser encaminhado ao hospital, ele foi diagnosticado com a síndrome de guillan-barré.

A família mora em Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, mas precisou ir até Vitória da Conquista-BA para buscar por tratamento. O paciente está internado há quatro meses internado no Hospital Crescêncio Silveira, a espera de um medicamento.

De acordo com o relatório médico, o medicamento é a imunoglobulina humana.

A família do lavrador entrou na justiça em busca da medicação e conseguiu uma liminar. O documento determina que o remédio seja aplicado com urgência sob pena de multa de R$ 500 por dia. A medida passou a valer em 2 de dezembro, mas até agora, 21 dias depois, nada foi feito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado