Menu
Na Hora H!

Jornais dos EUA descobrem que especialista entrevistado com frequência não existe

Arquivo Geral

02/05/2018 22h55

Shutterstock

Pelo menos três grandes veículos de mídia dos Estados Unidos foram enganados por uma empresa de empréstimos estudantis que fundou um site sobre o tema. Conforme reportagem do portal The Chronicle of Higher Education, de 24 de abril, os jornais Boston Globe, Washington Post e a emissora CNBC entrevistaram com frequência o especialista Drew Cloud, que não existe.

A confusão teria começado em 2016, quando o site The Student Loan Report, ligado à empresa de empréstimos estudantis LendEDU, foi criado. A página introduziu a persona de Cloud, que enviava sugestões de pauta às redações e era procurado como um jornalista especializado no assunto.

Foto de outra pessoa chegou a ser atribuída ao falso especialista pelo site Foto: Reprodução

Após uma semana de apuração, porém, a equipe do Chronicle recebeu a confirmação de que o suposto especialista, na verdade, era fake. “Drew Cloud é o pseudônimo que um grupo diverso de autores da Student Loan Report usam para compartilhar experiências”, escreveu o presidente da LendEDU, Nate Mathers, segundo a reportagem.

A partir daí, os veículos que se valeram das falas e opiniões do falso especialista se retrataram e a empresa responsável pela fraude também emitiu pedidos de desculpas pelo ocorrido. “Estamos profundamente sentidos por qualquer confusão ou frustração que nossos leitores podem sentir”, escreveu Mathers em um comunicado na página inicial do The Student Loan Report.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado