Na tarde desta quarta-feira, 21, uma jiboia de 2,5 m foi encontrada passeando pelo centro de Bonito (MS) — a 296 km de Campo Grande. Segundo informações da corporação, o réptil foi visto atravessando uma rua na região central da cidade. Um morador a avistou e acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA).
Militares foram ao local e verificaram que se tratava de uma serpente da espécie Boa constrictor (jiboia) com aproximadamente 2,5 metros de comprimento.
Para a captura do réptil, a equipe utilizou um gancho. Após o resgate, a cobra foi colocada em uma caixa de contenção e levada para um local seguro.
Como não apresentava ferimentos, a jiboia foi solta em seu habitat, em uma localidade distante da cidade.
Jiboia
Conforme a PMA, a jiboia é uma espécie pacífica e não peçonhenta. Dificilmente passa de três metros de comprimento e se alimenta principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes.
A polícia explica que ela engole a presa pela cabeça e vive nas florestas densas da América do Sul. Quando não está passeando por condomínios, costuma passar a maior parte do tempo em árvores.
Orientações
A PMA orienta que ao avistar uma cobra ou qualquer outro animal peçonhento, ou silvestre, a pessoa mantenha sempre uma distância de segurança entre ela e o animal.
Além disso, jamais tente capturar o animal, pois poderá deixar ele estressado, o que aumenta as chances de um ataque. A recomendação é acionar o 193 e manter o local o mais seguro possível.