Menu
Na Hora H!

Inverno chegando? Saiba como manter sua casa aquecida

Jornal de Brasília

17/05/2023 0h01

Imagem: reprodução.

Saiba o que você pode fazer para deixar sua residência quentinha nessa época do ano

O meio do ano no Brasil é sinônimo de frio e clima mais seco. Com a queda das temperaturas, as pessoas recorrem a táticas para se manterem aquecidas, usando casacos, roupas de manga longa e meias, e nem é necessário sair de casa para sentir frio.

A boa notícia é que a adoção de certas medidas, sendo algumas delas bem simples, são capazes de deixar a casa mais quente e espantar o frio. Uma delas é a compra de um aquecedor de qualidade, mas, no texto abaixo, conheça outras recomendações para essa época do ano.

Invista em um bom aquecedor

Uma das melhores formas de aquecer a sua casa é investir em aquecedores de ambiente. Esses aparelhos cumprem o objetivo de aquecer a residência de maneira prática, deixando pés e mãos quentinhos e dentro de uma temperatura confortável. Basta conectá-los à tomada, como qualquer outro eletrodoméstico, e pronto.

Porém, lembre-se que é necessário ficar atento à conta de luz e a segurança. Assim como o ar-condicionado colabora para uma luz mais cara no verão, o uso irrestrito do aquecedor também pode encarecer a conta no inverno. Caso sua residência tenha animais de estimação ou crianças pequenas, lembre-se de sempre manter o aparelho fora do alcance deles.

Decore a casa com almofadas, mantas para sofá e tapetes

Essa decisão é duplamente benéfica: não apenas a casa fica mais quente, mas também mais aconchegante, charmosa e convidativa. Cobrir sofás com mantas e colocar almofadas nas poltronas e nas camas ajuda a controlar a temperatura. Isso é ainda mais efetivo se esses itens forem feitos de materiais como lã, tricô ou microfibra.

Já o tapete é um excelente isolante térmico, independentemente do tipo de revestimento presente na sua casa. Assim, a presença de um tapete na sala ou no quarto é perfeita para conseguir deixar a temperatura mais amena.

Deixe a luz do sol iluminar os cômodos

O clima e o vento durante o inverno podem ser frios, mas o sol ainda aparece e pode fazer toda a diferença no controle de temperatura do seu lar. Se ele ilumina os cômodos da sua residência no período da manhã ou da tarde, é fundamental que você permita a entrada dos raios solares, abrindo as cortinas ou persianas das janelas.

E nem será necessário abrir também janelas e portas, apesar de que isso é aconselhável para permitir a circulação de ar. O horário entre 10h e 15h  é o mais apropriado para aproveitar esse “banho de sol”, por ser o período em que ele está mais forte.

Troque as cortinas

Além de deixar as cortinas abertas para permitir a entrada da luz do sol, outra dica valiosa é escolher a cortina certa para o inverno. Isso porque, após o sol ir embora e você fechá-las, é melhor ter cortinas com um tecido que ajude a reter o calor, sobretudo no período noturno.

Portanto, o melhor é usar modelos que tenham tecidos mais grossos, que ajudam a evitar a escapada do calor no ambiente. Aproveite o momento para mudar um pouco o visual da casa e revitalizar a aparência dos cômodos, deixando-os com uma aparência nova, mas sem mudar muito.

Incremente a roupa de cama

O uso de tecidos naturais é ideal para manter a temperatura do corpo na medida certa, espantando o frio. Portanto, uma excelente dica para essa época do ano é reforçar o enxoval das roupas de cama, utilizando, por exemplo, lençóis feitos de algodão. Eles são confortáveis, ajudam a manter a temperatura do corpo e são encontrados em diversos tons e estampas, atendendo qualquer tipo de gosto.

Outra possibilidade para as roupas de cama são os lençóis de plush. Esse material é muito comum em roupas infantis e aqui também pode ser muito útil, por manter a temperatura corporal e contar com uma textura agradável para a pele. Você pode incrementar esse reforço com cobertores e edredons mais pesados, que ajudarão a deixar a cama mais aquecida durante todo o dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado