Um incêndio em um terreno abandonado na região metropolitana de Cuiabá, em Várzea Grande, resultou na morte trágica de 12 gatos nesta terça-feira (20). O terreno, que servia de abrigo para aproximadamente 50 gatos, foi incendiado por um homem que, segundo testemunhas, desceu de uma moto e ateou fogo ao local.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas com o apoio de duas viaturas, realizando também o escaldo para evitar a propagação do fogo. No entanto, segundo o ativista Marlon Figueiredo, que ajudou a resgatar os animais, o terreno voltou a pegar fogo após a saída dos bombeiros, agravando a situação.
Ativistas da causa animal estiveram no local e registraram imagens dos gatos mortos, trazendo visibilidade ao trágico incidente. A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) foi acionada e confirmou as mortes. De acordo com a delegada Liliane Murata, as investigações estão em andamento, e o autor do incêndio, uma vez localizado, poderá responder por maus tratos aos animais e outros crimes relacionados ao incêndio.