Um incêndio devastou cerca de 2 mil hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, o que equivale a aproximadamente 3 mil campos de futebol. Esse é o terceiro incêndio registrado na unidade de conservação em duas semanas.
O fogo foi controlado no domingo (22) por brigadistas, que seguem com o trabalho de rescaldo, temendo o retorno das chamas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) suspeita que os incêndios sejam de origem criminosa. Cerca de cem pessoas estão envolvidas nas operações.
Para combater o incêndio, foram utilizados dois aviões, que lançaram água nas áreas atingidas. As equipes trabalharam durante a madrugada para conter as chamas, que também já haviam atingido a região na quarta-feira (18).
No início de setembro, outro incêndio, que durou seis dias, destruiu mais de 10 mil hectares dentro e fora do parque. Esse número é equivalente ao tamanho da cidade de Vitória, no Espírito Santo. No total, 121 profissionais participaram dos esforços de combate, além de voluntários e colaboradores de instituições como a Aliança da Terra. Foram utilizados dois aviões, um helicóptero e uma frota de 50 veículos.
Você chegou ao limite do plano Free