Menu
Na Hora H!

Homem usa braçadeira com símbolo nazista e provoca indignação 

Polícia esteve no local, mas não abordou o homem 

Redação Jornal de Brasília

16/12/2019 11h38

Uma suástica (símbolo do nazismo) usada como braçadeira por um cliente de um bar provocou indignação nas redes sociais, após a publicação de fotos e vídeos neste sábado (14). 

Nas imagens que circulam na web, o homem aparece sentado na mesa do bar trajando camisa de manga comprida e ostentando a suástica no braço esquerdo. É possível ver também a presença de uma viatura da PM no local.

Os policiais estariam conversando com um homem,supostamente funcionário do local, ao lado da mesa onde estava o rapaz com a suástica. Ele não foi abordado pela polícia. O caso ocorreu em Unaí-MG.

Apologia ao nazismo é crime pela lei brasileira. Nem mesmo é necessário haver atos de violência ou incitação direta à violência para que o delito ocorra. O parágrafo 1º do artigo 20 da Lei 7.716/1989 prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

As imagens causaram muita revolta na internet. O deputado federal David Miranda (Psol-RJ) publicou no Twitter uma crítica à polícia. “PM de Minas quando indagada sobre quais providências havia tomado a respeito, declarou que não havia ocorrência desse tipo”. Ele cobrou ainda “explicações à PM de Minas sobre esse fato”, uma vez que “a apologia ao Nazismo é crime em nosso país, ao que tudo indica a polícia esteve no local em que um homem praticava esse crime e nada fez”. 

https://www.instagram.com/tv/B6GquupArEo/?utm_source=ig_embed

O bar publicou a seguinte “Nota de Repúdio: Nós do Booteco prezamos pela vida; não damos suporte a discriminação. E qualquer tipo de violência contra qualquer ser humano será por nós reprimida. O ocorrido ontem foi resolvido da melhor forma possível, por agente policiais (sem violência) e sob a égide da lei.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado