Menu
Na Hora H!

Homem paga por trabalho doméstico de ex-mulher

Justiça determinou que homem pagasse cerca de R$ 42 mil à ex-mulher pelo trabalho doméstico realizado por ela

Redação Jornal de Brasília

24/02/2021 12h10

Foto: Reprodução

Um homem foi sentenciado a pagar cerca de R$ 42 mil à ex-mulher pelo trabalho doméstico realizado por ela durante os cinco anos em que o casal esteve junto. O caso ocorreu na China.

A determinação da Justiça é proveniente de uma mudança no código civil chinês. Segundo a nova lei, um ex-cônjuge pode pedir compensação do ex-parceiro se foi o principal responsável pelos filhos ou se fez a maior parte do trabalho doméstico.

A decisão foi proferida por uma corte de Pequim. Os veículos locais divulgaram apenas o sobrenome dos envolvidos, Chen (o homem) e Wang (a mulher)

No processo, Wang afirmou que cuidava sozinha do filho e da casa em que vivia com o marido. Os dois viveram juntos entre 2015 e 2018, mas legalmente a união ainda se prolongou por outros dois anos.

Além de pagar a pensão, Chen deverá ressarcir o serviço doméstico de Wang.

O juiz que proferiu a sentença explicou que o trabalho doméstico pode “melhorar a capacidade do outro cônjuge de crescer pessoalmente e academicamente, e isso não está refletido no valor das propriedades (que serão divididas no divórcio).” Dessa forma, o trabalho doméstico realizado pela mulher contribuiu indiretamente para o aumento da renda do homem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado