Um homem de 45 anos foi detido em flagrante nesta terça-feira (8) por maus-tratos a cães de rua em Jucás, no interior do Ceará. Ele é acusado de jogar água fervente em vários animais que dormiam no alpendre de sua residência, incomodado com a presença deles. Uma cadela ficou gravemente ferida.
O animal sofreu múltiplos ferimentos, com a pele sendo arrancada nos locais atingidos pela água quente. Após a agressão, a cadela conseguiu fugir para uma área de mata do município e, até o momento, não foi localizada para receber atendimento veterinário.
A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia Municipal de Jucás. Investigadores da unidade receberam informações sobre o ato de crueldade e se deslocaram até o distrito de São Pedro, onde o homem foi encontrado e detido. Ele foi levado ao plantão da Delegacia Regional de Iguatu, onde foi autuado em flagrante.
No Brasil, praticar abusos ou maus-tratos a animais é considerado crime. Para cães e gatos, a pena prevista pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.