Menu
Na Hora H!

Homem é preso por maus tratos a mula

A mula foi encaminhada ao curral municipal, passará por avaliação com médico veterinário e receberá tratamento necessário

Redação Jornal de Brasília

28/09/2021 11h31

Foto: reprodução de TV

Na segunda-feira (27), um homem de 43 anos foi preso por maus-tratos contra uma mula, em Montes Claros (MG). O animal foi encontrado caído em via pública e sem condições de se locomover.

“Apuramos que, no domingo, a mula caiu em um córrego e só foi retirada horas depois, o que provocou machucados nela. O dono, depois, a manteve em um lote vago e, nesta noite, resolveu transportá-la para outro lugar, mesmo sabendo que ela não reunia condições físicas para tanto. No percurso, o animal caiu e foi abandonado”, explicou o tenente Ronaldo Macedo.

Considerando a Lei 9.605, de 1998, que estabelece sanções penais e administrativas àqueles que praticam maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, o suspeito foi conduzido à Polícia Civil.

A pena prevista é detenção, de três meses a um ano, e multa. “Maus-tratos não é só bater e matar. É, também, deixar de dar comida e água, deixar de dar abrigo adequado, não proporcionar descanso, transportar sem observar regras preconizadas. Faz-se necessário que proprietários de animais tenham responsabilidade”, disse o tenente.

A mula foi encaminhada ao curral municipal, passará por avaliação com médico veterinário e receberá tratamento necessário.

Testemunhas relataram que não é a primeira vez que a mula é vítima de maus-tratos. “Os proprietários precisam ficar atentos porque a legislação é muito clara no que tange ao assunto. Quem se aventurar e quiser ter um animal de estimação ou para trabalho, como é o caso desta ocorrência, precisa estar disposto a cuidar, a zelar, observando todos os aspectos de bem-estar”, finalizou o tenente Ronaldo Macedo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado