Um homem não identificado foi preso em flagrante nesta segunda-feira (9), suspeito de provocar incêndios em diversas áreas, incluindo uma propriedade rural em Sorriso, localizada a 420 km de Cuiabá. Imagens de câmeras de segurança capturaram a movimentação do suspeito no domingo (8), antes do fogo se espalhar pela vegetação.
Nas gravações, é possível ver o veículo do suspeito passando por uma plantação às 14h07. Cerca de 40 minutos depois, o carro é flagrado novamente indo na direção oposta. Em uma terceira filmagem, sem horário exato, já é possível ver o local em chamas.
A Polícia Civil, responsável pela investigação, analisou as imagens e ouviu testemunhas. O suspeito, que foi interrogado, negou envolvimento no crime ambiental. As autoridades continuam investigando o caso.
Sorriso já contabilizou 160 focos de queimadas em 2024, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado de Mato Grosso, desde o início do ano, lidera o ranking de queimadas no país, com 36,4 mil focos registrados até o momento, agravando ainda mais a situação de seca e os danos ambientais na região.