Menu
Na Hora H!

Guardas agridem ambulante com spray de pimenta e população se revolta

Um dos agentes borrifa o spray de pimenta nos olhos do ambulante e, depois, em direção às pessoas que tentam intervir

Redação Jornal de Brasília

03/06/2020 10h36

Um vídeo flagrou o momento em que um grupo de agentes da guarda civil detém e ataca um ambulante que atuava no centro do município de São Vicente-SP. A ação dos guardas gerou revolta entre a população local, que tentou conter os oficiais. Para afastar os moradores, os guardas ainda utilizaram spray de pimenta e um cão de guarda. O caso ocorreu no fim da tarde dessa terça-feira (2). 

Pelas imagens, é possível ver três guardas segurando o ambulante, enquanto um dos agentes borrifa o spray de pimenta nos olhos do ambulante e, depois, em direção às pessoas que tentam intervir. 

A produtora de eventos Luciana Oliver, 42 anos, registrou o momento em vídeo e conta que no local havia vários ambulantes. A perceber a chegada da Guarda Civil Municipal (GCM), o rapaz teria se preparado para ir embora, mas os agentes iniciaram a abordagem violenta antes que o homem pudesse se afastar.

Ao percebera injusta agressão, Luciana iniciou a filmagem, mas ela e a população local foi impedida de ajudar o rapaz. A produtora conta ainda que o rapaz foi pressionado contra uma vitrine e agredido pelos guardas, que jogaram a mercadoria dele no chão.

Depois da confusão, o ambulante foi levado para o 1º DP de São Vicente, onde foi elaborado um termo circunstanciado por desacato, resistência, ameaça e drogas para uso pessoal, pois ele estava com três pinos de cocaína.

A Prefeitura de São Vicente informu que a Associação Comercial de São Vicente solicitou, nesta terça-feira (2), o apoio da Guarda Municipal aos fiscais, devido à presença de três vendedores ambulantes que receberam os profissionais com violência. Diante disso, os agentes foram acionados para dar apoio.

De acordo com a nota cedida pela prefeitura, foi constatado que os três ambulantes têm passagem pela polícia. Os agentes teriam encontrado entorpecentes com um deles. A prefeitura ainda ressalta que repudia qualquer ato de violência e destaca que o trabalho dos fiscais é realizado de forma a coibir o comércio ilegal na cidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado