Menu
Na Hora H!

Gestante espera gêmeos siameses que dividem o mesmo coração

Médicos informaram que não seria possível realizar a cirurgia de separação e orientaram a mãe das crianças a “viver um dia de cada vez”

Redação Jornal de Brasília

07/06/2021 17h42

Foto: Reprodução

A manicure Arlete do Nascimento Pinheiro, de 22 anos, está grávida de gêmeos siameses. As crianças dividem o mesmo coração, e a jovem, que está no sétimo mês de gestação, relata a apreensão de não saber se os filhos vão sobreviver ao parto. As informações são do portal G1.

Os pais não escolheram os nomes das crianças. Os gêmeos são grudados do tórax ao abdômen e dividem um único coração. Após perceberem a situação dos bebês, os médicos orientaram o casal a não criar expectativas em relação ao nascimento.

Arlete relata que foi acompanhada por profissionais de saúde desde o início da gestação e, ao ser informada de que seus filhos eram gêmeos siameses, a jovem ficou sem saber o que fazer. No mesmo dia, os médicos informaram que não seria possível realizar a cirurgia de separação e orientaram Arlete a “viver um dia de cada vez”.

“Cada um tem seus rins, seu estômago, sua bexiga, mas o principal eles dividem, que é o coração, então não tem como fazer a cirurgia. Eles terão que viver assim até o momento que der. O médico sempre fala para não se apegar muito a nenhuma expectativa, viver um dia de cada vez”, disse Arlete ao Portal G1.

Ainda segundo Arlete, uma equipe médica especializada acompanhará o parto e avaliará se será possível realizar alguma cirurgia para ajudar as crianças a viver melhor após o nascimento.

“O médico disse que pode chegar o momento em que o coração não suporte os dois corpos. A parte mais dolorida pra mim é que eles mexem muito. Minha filha se apegou à barriga. Ela fala: ‘mamãe, eles vão nascer? Eles estão demorando demais pra sair daí’, e eu falo com meu marido: como que vou explicar para ela quando eles saírem e não puderem vir para casa?”, disse.

Foto: Arquivo pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado