Menu
Na Hora H!

Gêmeas siamesas de São Paulo fazem a 1ª cirurgia preparatória para separação

De acordo com o médico responsável pelo tratamento das meninas, o procedimento foi um “sucesso”. “A cirurgia foi tranquila

Marcus Eduardo Pereira

27/05/2021 19h45

Valentina e Eloá, as gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdômen, em São Paulo, passaram pela primeira etapa da cirurgia de separação. O procedimento aconteceu nesta quinta-feira (27), em Goiânia.

De acordo com o médico responsável pelo tratamento das meninas, o procedimento foi um “sucesso”. “A cirurgia foi tranquila. Nós conseguimos fazer o procedimento de acordo com o planejado”, afirmou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

Nascidas na cidade de Guararema, interior paulista, as gêmeas tem 1 ano e 5 meses e dividem bacia, fígado, intestino grosso e genitália. O procedimento feito nesta manhã levou cerca de duas horas e foi realizado para corrigir uma má formação no sistema digestivo delas.

Conforme explicou o cirurgião, a cirurgia de separação só pode ser feita depois que expansores forem colocados nas gêmeas, garantindo assim que as meninas tenham pele suficiente para a cicatrização. A previsão é que a separação definitiva ocorra ainda neste ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado