Menu
Na Hora H!

Gafanhotos reaparecem e atacam lavouras na Argentina

Após constatar a aproximação dos gafanhotos, o Senasa emitiu um alerta para que as áreas próximas fossem monitoradas pelos agricultores locais

Redação Jornal de Brasília

06/04/2021 15h18

Foto: Divulgação/Senasa

Uma nova nuvem de gafanhotos foi detectada em lavouras de algodão e soja na província de Chaco, na Argentina. De acordo com as informações divulgadas pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e pelo Ministério da Produção, Indústria e Emprego, os insetos são jovens e adultos da espécie Schistocerca cancellata.

Após constatar a aproximação dos gafanhotos, o Senasa emitiu um alerta para que as áreas próximas fossem monitoradas pelos agricultores locais. A medida serve para impedir que os insetos cresçam, se reúnam e agravem ainda mais a situação. De acordo com as autoridades argentinas, os gafanhotos monitorados já atacaram lavouras de algodão nas colônias Pampa Alegría e La Chiquita.

“Pudemos observar que a praga se encontrava em estágio avançado de ninfa e adulto, com tendência a rebanho, ou seja, a se agrupar (formar nuvens)”, disse Julio González, técnico do Centro Regional Chaco-Formosa de Senasa. Ele ressaltou que o monitoramento da praga é constante.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado