Um funcionário da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo, foi preso em flagrante na quinta-feira (11/12) após ser filmado cobrando R$ 2,5 mil para religar a energia de um endereço localizado na Rua Sena Madureira, na Vila Mariana, zona sul da capital.
O caso foi exposto pelo subprefeito da Vila Mariana, Rafael Minatogawa, que publicou nas redes sociais um vídeo em que questiona o funcionário sobre como proceder para realizar a religação. O suspeito admite ter solicitado o valor para reconectar o conector de um imóvel da região.
A prisão ocorreu em um momento crítico, já que mais de 800 mil imóveis permaneciam sem energia na manhã desta sexta-feira (12/12), quase 48 horas após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado e provocou quedas de árvores, danos à rede elétrica e múltiplas interrupções no fornecimento.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais civis do 16º Distrito Policial (Vila Clementino) efetuaram a prisão do funcionário por corrupção passiva na Praça Manuel Vaz de Toledo. O caso segue sob investigação.