Menu
Na Hora H!

Família diz que bebê teve cabeça arrancada após funcionários forçarem parto normal

De acordo com os familiares da paciente, o quadro de saúde do bebê era delicado e o parto precisaria ser por cesárea

Redação Jornal de Brasília

19/10/2020 12h11

Uma família de Belém (PA) acusa alguns funcionários da Santa Casa de Misericórdia de terem forçado um parto normal que acarretou na morte de um bebê. A cabeça da criança teria sido arrancada durante o nascimento. Posteriormente, os profissionais realizaram uma operação para retirar o restante do corpo de dentro da gestante.

De acordo com os familiares da paciente, o quadro de saúde do bebê era delicado e o parto precisaria ser por cesárea. Mesmo assim, os funcionários da unidade de saúde forçaram um parto normal.

A mulher estaria grávida de oito meses e chegou ao hospital por volta das 6h. A paciente mora em Ourém-PA com o marido, mas precisou ser transferida para a Santa Casa, onde seria possível realizar a cirurgia.

De acordo com o marido, a equipe médica ainda aguardou três horas antes de encaminhar a gestante para a sala de parto.

Uma amiga da paciente que presenciou o parto afirmou, em entrevista ao site Uol, que avisou os funcionários acerca da condição da mulher e que ela não poderia passar por um parto normal. Mesmo assim, a equipe médica continuou pressionando para que a paciente fizesse força.

“Eles não deram ouvidos e ficaram mandando ela fazer força. Fizeram tanta força que a cabeça veio na mão da enfermeira e depois caiu no chão. Só operaram depois, para tirar o resto do corpo”, relatou o marido.

Além disso, a amiga contou que, em duas ocasiões, a criança apresentou batimentos cardíacos. Uma ao chegar na unidade de saúde e outra no momento do parto. No entanto, um funcionário teria dito que a criança já estava morta “na barriga” e não sobreviveria por conta de má formação.

Em estado de choque, a paciente não foi informada sobre as circunstâncias que levaram à morte do bebê.

“Achamos melhor não contar para ela ainda. Vamos deixar ela melhorar para contar”.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou em suas redes sociais que mandou afastar os profissionais de saúde que participaram do atendimento. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

https://www.instagram.com/p/CGc4PnXhHR7/?utm_source=ig_embed

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado