Menu
Na Hora H!

Família de menino com mielomeningocele inicia campanha para arrecadar 1 milhão de tampinhas

Eles já conseguiram duas toneladas de tampinhas. Dinheiro arrecadado será utilizado para comprar cadeira de rodas para o garoto 

Redação Jornal de Brasília

21/10/2019 11h51

Da redação
[email protected]

Uma família que precisa de ajuda para adquirir uma cadeira de rodas para um garoto de seis anos, morador de Santos-SP, iniciou uma campanha na web e o objetivo é arrecadar um milhão de tampinhas de plástico. 

Miguel Romay Canoilas tem mielomeningocele, uma má-formação congênita na coluna vertebral, e também desenvolveu hidrocefalia, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido dentro da cabeça. A mãe do menino, Daniele Romay Canoilas, de 37 anos, conta que recebeu o diagnóstico da doença do filho quando estava grávida de sete meses. 

Uma das tias de Miguel começou a vender lacres de alumínio para fazer uma poupança para a criança e, a partir disso, a família decidiu fazer uma campanha para arrecadas tampinhas. A divulgação em uma página no Facebook começou no dia 29 de julho e a família já conseguiu aproximadamente duas toneladas. 

Daniele conta que o menino já tem uma cadeira de rodas, mas ele utiliza o equipamento desde os dois anos e agora precisa de uma maior. Ela conta que está em contato com uma ONG para ganhar a cadeira, que custa R$ 7 mil. Se conseguir, o dinheiro arrecadado com a venda das tampinhas será doado a outra criança que precise. 

A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, deixa expostas as meninges (membranas da espinha), a medula óssea e as raízes nervosas. 

Miguel ficou internado durante 22 dias logo após o nascimento. Com apenas duas horas de vida, os médicos fizeram um procedimento para corrigir a mielomeningocele e com uma semana foi colocada uma válvula de derivação na cabeça devido à hidrocefalia.

Ele começou a fazer fisioterapia aos quatro meses e órtese aos cinco. Atualmente, ele faz apenas acompanhamento fisioterapêutico quatro vezes na semana.

Podem ser doadas tampas de qualquer cor e tamanho, de produtos como refrigerante, água, amaciante, desinfetante, detergente, shampoo, condicionador, pasta de dentes, achocolatados e leite. 

O contato com a família pode ser feito através da página do Facebook. https://www.facebook.com/miguelromay.oficial 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado