Menu
Na Hora H!

ESG: tudo o que você precisa saber

Arquivo Geral

22/02/2023 0h01

Atualizada 11/12/2024 17h34

(Imagem: Pexels)

Além de diversas áreas de atuação, como direito trabalhista, direito ambiental e muito mais, o segmento jurídico também conta com uma série de termos e de tendências que fazem parte dos mais variados ramos, o que pode causar muitas dúvidas entre as pessoas, como é o caso do termo ESG.

Antes de contratar um escritório de advogados especialista em direito ambiental, entenda o que é ESG e saiba mais sobre esse importante assunto que também faz parte do mundo jurídico, confira a seguir:

O que é ESG?

Primeiramente, é importante entender o que é ESG. A sigla refere-se a Environmental; Social e Governance, ou seja, Meio ambiente; Social e Governança. Esses são os três pilares da tendência.

Nesse sentido, o ESG basicamente é um conjunto de práticas que definem se uma determinada empresa é sustentável, devidamente consciente e bem gerenciada. Sendo assim, por meio dessas práticas é possível identificar se uma empresa é sustentável e organizada.

Portanto, o ESG possui critérios que são ideais para garantir que uma empresa é sustentável, principalmente para garantir que a mesma gera impactos positivos (no que se refere ao financeiro, ambiental e social) nos investimentos.

Conheça os princípios do ESG

Gostou de conhecer mais sobre o que é o conceito de ESG? Confira um pouco mais sobre os seus três princípios e entenda mais sobre esse assunto:

Ambiental

No que se refere ao meio ambiente, o ESG possui algumas exigências como diminuição de poluentes, gestão de resíduos, políticas de diminuição dos índices de desmatamento, incentivo ao uso de fontes de energia renováveis, posicionamento em relação às questões de mudanças climáticas, ações de preservação da biodiversidade e muitas outras práticas — que podem variar de acordo com o segmento da empresa.

Social

Seguindo para o segundo princípio, no que diz respeito aos critérios sociais existem diversas questões que são abordadas como o bem-estar dos funcionários, inclusão de planos de previdência, análise das relações, entendimento sobre benefícios e salários, além de outras questões referentes ao social.

Governança

Por fim, o princípio da governança possui como foco principal a maneira como os gestores e diretores administram a empresa. Dessa forma, trata-se de questões como transparência, relatórios, remunerações e muito mais.

Conte com um escritório de advocacia especializado em Direito Ambiental!

Agora que você já conferiu mais informações sobre a importância do direito ambiental e da tendência ESG, uma das dicas mais importantes é contar com um escritório de advocacia RJ especializado no assunto, para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar com eventuais problemas!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado