Arquidiocese de Sorocaba, interior de São Paulo, apura o uso de um drone para a entrada do ostensório durante uma missa realizada na Semana Santa, no Santuário São Geraldo Majela, em Sorocaba. O vídeo registrado por um dos fiéis viralizou na internet.
A Arquidiocese informou, por telefone, ao G1, que o caso é de conhecimento do arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akaminedo, e que “estão sendo tomadas as devidas providências”.
Nas imagens, vistas e compartilhadas por milhares de internautas, uma mulher entra na igreja segurando o drone que transporta o ostensório – objeto usado nas missas da Igreja Católica onde é colocado a hóstia para a consagração -, enquanto os fiéis estão em pé. Ela guia o drone até que ele ganha altura, vai até o altar e desce nas mãos do padre.
Na missa, os fiéis comemoraram o ato com aplausos, mas, na internet, a cena recebeu críticas. Compartilhado em um perfil pessoal no Facebook, o vídeo recebeu comentários até em outros idiomas, como alemão, espanhol, italiano e inglês.
Outras dezenas de páginas religiosas e de humor repercutiram o vídeo da missa. Na maioria dos comentários fiéis repudiaram a ideia.