Com a tecnologia existente nos dias de hoje, muitos aparelhos eletrônicos são capazes de se comunicar com o ser humano das mais variadas maneiras. Uma delas é através da exibição de informações através de telas, os populares displays.
No post de hoje vamos te apresentar alguns modelos de displays voltados ao uso com o Arduino e suas aplicações. Acompanhe a leitura.
O que são?
Displays são dispositivos utilizados para apresentar ao usuário informações obtidas por determinado circuito. No universo do Arduino, são amplamente utilizados em projetos onde se faz necessária a leitura dos dados obtidos por um sensor ou qualquer outro sistema onde o usuário precisa visualizar as informações processadas pelo dispositivo.
Se tratando do Arduino, existem basicamente três modelos de displays, que são utilizados com maior frequência pelos projetistas. São eles:
Display LCD
Displays LCD proporcionam a maneira mais fácil de se criar uma IHM (Interface Homem Máquina) com o Arduino. Fazem uso da tecnologia LCD (Liquid Crystal Display, ou mostrador de cristal líquido em tradução livre) e sua principal vantagem está no baixo consumo e fácil implementação. São capazes de exibir uma grande quantidade de símbolos e caracteres, além de estarem disponíveis em vários tamanhos e preços.
Display OLED
Displays OLED são painéis visuais que utilizam diodos emissores de luz orgânicos (Organic Light-Emitting Diodes) para formar os populares pixels de uma tela. Essa tecnologia nos permite exibir textos, imagens e vídeos em uma tela de qualquer tamanho. Seus pontos fortes, como resolução, baixo consumo e durabilidade fizeram com que a tecnologia OLED fosse aplicada em diversos dispositivos, tais como monitores e televisões, substituindo gradativamente os modelos LCD.
Display de 7 segmentos
São os displays mais simples encontrados no mercado. São formados por apenas 7 LEDs, identificados de A à G e são capazes de exibir apenas números ou algumas letras do alfabeto. Suas aplicações se estendem à dispositivos onde o único objetivo é exibir poucos caracteres ou códigos, onde não se faz necessário um display OLED ou LCD. Relógios digitais e contadores são ótimos exemplos de aplicações para essa categoria de display.
Conexão com o Arduino
Cada display possui a forma correta de ser conectado ao Arduino:
Display LCD
Para os displays LCD 16×2 e 20×4, podemos utilizar duas maneiras de conexão. São elas:
– Fio a fio: é a conexão tradicional para esses displays. Nela você precisa fazer a conexão de cada um dos terminais do display com o Arduino, o que pode causar problemas de mal contato com muita facilidade.
– I2C: A forma mais simples de se conectar esses displays ao Arduino. Você precisará apenas de um módulo I2C que será conectado ao display e toda a comunicação será reduzida a apenas quatro fios, sendo dois de sinal e dois de alimentação.
Para o display LCD 128×64, a comunicação é normalmente feita fio a fio, como no 16×2 e 20×4.
Display OLED
Para os displays OLED, a comunicação com o Arduino é feita unicamente através do protocolo I2C.
Display 7 Segmentos
A conexão desse display pode ser feita de duas maneiras: utilizando um CI Registrador, através do protocolo I2C, ou utilizando um CI Multiplexador, através do protocolo SPI com um CI Registrador ou um CI Multiplexador
Exemplos práticos de aplicações dos displays com o Arduino
Como vimos acima, existem displays para diversas aplicações. Para finalizar, vamos te mostrar algumas aplicações práticas desenvolvidas com alguns deles, para que você possa se inspirar e implementar essa tecnologia em seus projetos.
Sistema de Previsão do tempo com Arduino e Display 16×2
Nesse sistema foi utilizado um display 16×2, um Arduino e um módulo Ethernet, que é uma placa capaz de conectar o Arduino à internet através de uma rede cabeada.
Sensor de nível de caixa d’água
Para esse projeto, foi utilizado um display OLED, dois Arduinos e alguns sensores de nível, além de módulos de rádio frequência, para comunicação à distância.
Se você se interessou em deixar o seu projeto mais elegante com os displays, saiba que na Eletrogate você poderá escolher entre diferentes displays para o seu projeto, podendo escolher a cor, tamanho, tecnologia e tipo de comunicação.