Menu
Na Hora H!

Dez homens armados morrem em confronto com forças de segurança no México

O tiroteio ocorreu pela manhã durante uma patrulha de segurança no município de Yuriria, em Guanajuato, região industrial do centro do país com presença de cartéis de drogas

Redação Jornal de Brasília

07/01/2025 8h04

afp 36py8w9 768x432

Foto: AFP

As forças de segurança mexicanas entraram em confronto na segunda-feira com homens armados em Guanajuato (centro), um dos estados mais violentos do país, deixando 10 supostos criminosos mortos e três polícias feridos, informaram as autoridades.

O tiroteio ocorreu pela manhã durante uma patrulha de segurança no município de Yuriria, em Guanajuato, região industrial do centro do país com presença de cartéis de drogas.

O departamento de segurança de Guanajuato relatou inicialmente a morte de oito agressores, mas depois disse que outros dois corpos foram encontrados com ferimentos a bala.

Também garantiu que os agentes de segurança fizeram “uso legítimo e proporcional da força” no confronto, no qual três policiais sofreram ferimentos que não colocaram suas vidas em risco.

Doze armas de fogo, vários veículos roubados e coletes à prova de balas foram apreendidos, afirmou em comunicado.

Guanajuato enfrenta um conflito entre a gangue local Santa Rosa de Lima e o cartel Jalisco Nueva Generación, um dos mais poderosos do México.

A violência ligada às drogas deixou mais de 450 mil mortos no México desde que o governo enviou o Exército para combater o tráfico em 2006, segundo dados oficiais.

A primeira mulher presidente do México, Claudia Sheinbaum, que assumiu em 1º de outubro, descartou declarar guerra aos cartéis e propõe manter a estratégia do antecessor Andrés Manuel López OBrador, de combater o crime em suas raízes com a política social além de um melhor aproveitamento dos serviços de inteligência.

str-dr/jgc/ag/mas/dbh/jc/dd

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado