Na noite desta segunda-feira, 2 de setembro, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro transferiu 15 detentos para o presídio de segurança máxima Bangu 1, após a descoberta de um túnel em construção no Instituto Penal Vicente Piragibe, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Os detentos cumpriam pena em regime semiaberto. Agentes penitenciários encontraram a escavação em uma área desativada que antes funcionava como horta, com acesso à tubulação de esgoto da unidade. No momento da descoberta, quatro presos foram encontrados próximos ao túnel: Fábio Da Silva Barbosa, Fernando Evaristo Da Conceição, George Gonzaga Leandro, e Josinaldo Rodrigues De Araújo.
Entre os presos transferidos estão figuras conhecidas do crime, como Gilberto Soares Alves, conhecido como “Caveirinha”, e Bruno Eduardo Da Silva Procópio, o “Piná”. A Seap informou que todos os transferidos permanecerão em Bangu 1 até a conclusão das investigações sobre a tentativa de fuga. Uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos e identificar os responsáveis pela escavação do túnel.
O Instituto Penal Vicente Piragibe já enfrentou outros planos de fuga no passado. Em 2013, 27 presos escaparam pelo sistema de esgoto da unidade, o que resultou no aumento das medidas de segurança na penitenciária.