Menu
Na Hora H!

Criminosos fortemente armados assaltam agência do Sicredi em MT e fazem dois reféns

O grupo agiu com violência e adotou a tática conhecida como “Novo Cangaço”

João Victor Rodrigues

01/08/2025 7h09

Foto: Reprodução

Quatro homens armados com fuzis assaltaram, na manhã desta quinta-feira (31), uma agência do banco Sicredi em Brasnorte, no noroeste de Mato Grosso, a cerca de 580 km de Cuiabá. O grupo agiu com violência e adotou a tática conhecida como “Novo Cangaço”, levando dois funcionários como reféns durante a fuga.

Vídeos gravados por moradores mostram os suspeitos deixando a agência bancária com armas de grosso calibre e entrando em uma caminhonete sem placas, na qual também foram levadas as vítimas.

De acordo com a Polícia Militar, o bando fugiu em direção ao município de Juína. Os reféns foram libertados durante o trajeto, mas as buscas seguem intensificadas na região. Participam da operação equipes da Força Tática de Brasnorte, Juína e Campo Novo do Parecis, além do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de um helicóptero do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas).

Em nota, o Sicredi informou que está prestando apoio aos funcionários envolvidos e colaborando com as investigações. A agência sofreu danos e permanecerá fechada temporariamente para realização da perícia e reparos. A instituição orienta seus associados a utilizarem os canais digitais, como aplicativo e site, para atendimento.

O termo “Novo Cangaço” é utilizado pelas forças de segurança para descrever ações de grupos fortemente armados que atacam cidades de pequeno porte, com foco em instituições financeiras. A nomenclatura faz referência ao cangaço dos anos 1930, liderado por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que aterrorizava o sertão nordestino com táticas semelhantes de cerco e violência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado