Menu
Na Hora H!

Criança que fugiu sozinha da Ucrânia reencontra mãe na Eslováquia

A família já precisou fugir de outra guerra anos atrás, quando tiveram que deixar a Síria. O pai do menino morreu no país

Redação Jornal de Brasília

17/03/2022 12h49

Foto: Reprodução/Facebook

Depois da polícia da Eslováquia compartilhar a história de Hassan Al-Khalaf, um menino de apenas 11 anos, ganhou repercussão mundial. O garoto chegou no país no dia 5 de março depois de fugir sozinho da guerra na Ucrânia. Ele viajou da cidade de Zaporíjia, Ucrânia, portando apenas uma sacola de plástico, o passaporte e o telefone do irmão escrito em sua mão. A mãe do garoto decidiu não deixar a avó da criança sozinha, e somente nesta semana elas conseguiram se organizar para fugirem do conflito. O reencontro entre mãe e filho aconteceu nesta terça-feira, 15.

“O impossível tornou-se realidade. Hassan, que viajou sozinho da Ucrânia e cuja história ganhou o mundo inteiro, já está com a mãe. Depois de uma jornada muito longa e difícil, conseguiram encontrar-se na Eslováquia. Mãe, avó e cinco irmãos estão todos bem, juntos e seguros. Obrigado a todos que ajudam refugiados da Ucrânia”, informou a polícia em comunicado.

Foto: Reprodução/Facebook

A família já precisou fugir de outra guerra anos atrás, quando tiveram que deixar a Síria. O pai do menino morreu no país. Naquela época, a mãe, ucraniana, voltou para a terra natal com seus filhos.

Três irmas de Hassan foram encontrar o irmão mais velho que já morava e estudava em Bratislava logo no inicio da invasão militar russa. Se fizessem a travessia em segurança, o garoto iria logo em seguida. E assim aconteceu.

A avó de Hassan tem dificuldades de locomoção, então, ela e Yula ficaram para trás. No entanto, com a ajuda de voluntários, as duas conseguiram deixar a zona de conflito dias depois e conseguiram salvar até o cachorro de estimação da família.

“Perderam tudo de novo, mas dessa vez a guerra não tirou ninguém deles. Eles estão juntos e é isso que importa”, ressaltou a polícia local.

Com Agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado