Menu
Na Hora H!

Coronavírus: casal que trocava cartas na UTI tem alta após 2 semanas de internação

Mulher trabalhava na emergência de duas unidades de saúde

Redação Jornal de Brasília

13/04/2020 8h07

A técnica de enfermagem Ivanilza de Oliveira Marques, de 41 anos, e o esposo Marcelo de Souza Bueno, de 46 anos, estavam internados na unidade de terapia intensiva (UTI) em decorrência da Covid-19. Após duas semanas de tratamento, ambos receberam alta do hospital nesta segunda-feira (13), em Santos-SP. Apesar de estarem na mesma unidade hospitalar, o casal ficou separado durante todo o período de internação e se comunicava apenas por meio de cartas. 

Ivanilza e o esposo foram até um hospital da cidade por apresentarem falta de ar e tosse seca. A irmã da técnica, Vanessa de Oliveira Marques, de 38 anos, relata que Ivanilza trabalhava na emergência de duas unidades de saúde, mas sempre foi muito cautelosa.

A contaminação foi uma surpresa para a família. Ivanilza e Marcelo foram internados em UTI diferentes e precisaram utilizar respiradores durante o tratamento. O casal conversava através de cartas e bilhetes, que eram entregues por profissionais do hospital.

Durante a internação, não era possível conversar por vídeo e o casal precisou ficar afastado de Vanessa e do filho mais novo, de 12 anos. O filho mais velho, de 23 anos, ficou no hospital com os pais.

Vanessa também relata que a irmã falou da sensação de não conseguir respirar. Além disso, Marcelo havia emagrecido e chegado a ter parte do pulmão comprometida.

“Quando minha irmã foi para o quarto, me ligou e falava da sensação de morte em não conseguir respirar. Meu cunhado emagreceu, ficou muito mal, chegou a ter parte do pulmão comprometida. Sou grupo de risco e não posso nem ficar perto deles. Ver os dois saindo do hospital foi um alívio e uma emoção que não sei explicar”, disse ao Portal G1.

De acordo com Vanessa, o casal recebeu alta e está em casa. Eles ainda apresentam dificuldades para falar, devido as sequelas da doença. A recuperação do casal foi motivo de comemoração entre os profissionais da saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado