Você já parou para pensar sobre de que maneira um fluxograma é capaz de ajudar na organização dentro de uma empresa?
A verdade é que, a cada dia que passa, as empresas estão em busca de trazer uma melhoria contínua, de modo a conquistar uma melhor otimização no tempo.
Até mesmo porque, dessa forma, torna-se possível evitar retrabalho, reduzir erros e ainda aumentar a produtividade da equipe.
E, ao falar desse assunto, acaba que o fluxograma se torna uma das principais ferramentas para contribuir com tudo isso.
Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre como o fluxograma é capaz de ajudar dentro da organização empresarial. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
O que é um fluxograma?
Em suma, um fluxograma nada mais é que uma representação gráfica de um processo, que mostra de forma clara e objetiva as etapas, atividades, decisões, e fluxo de informações envolvidos.
Sendo assim, é possível utilizá-lo para documentar, analisar, e melhorar qualquer tipo de processo, seja ele produtivo, administrativo, ou de suporte.
No entanto, uma outra coisa que você precisa saber sobre o assunto é que existem diferentes tipos de fluxogramas, os quais variam tanto em finalidade quanto formato.
Agora, dentre os mais comuns, podemos mencionar os seguintes:
- Fluxograma de processo
- Fluxograma de sistemas;
- Fluxograma de organograma.
Como funciona um fluxograma?
O fluxograma detém alguns símbolos gráficos, os quais visam representar as etapas, decisões do processo ou mesmo suas atividades.
No entanto, cada um dos símbolos possui um significado mais específico, sendo que ele se interliga por meio de setas, as quais indicam o fluxo de trabalho.
Além do mais, ainda é possível optar pelo uso de um fluxograma online, algo que facilita ainda mais a sua utilização e visualização.
Como o fluxograma contribui na organização empresarial?
Existem algumas maneiras muito úteis de se utilizar o fluxograma dentro de uma organização empresarial.
Afinal de contas, essa ferramenta permite a identificação de possíveis problemas que podem surgir dentro da empresa.
Além do mais, a ferramenta é capaz de aumentar a produtividade, diminuir desperdícios ou ainda oferecer melhorias para aumentar a qualidade e eficiência de uma empresa.
Então, dentro de uma empresa, é possível usar o fluxograma em várias áreas. Dentre elas, mencionamos as seguintes:
1. Produção
Na fase de produção, é possível utilizar o fluxograma para poder padronizar todos os processos de fabricação, além de identificar melhorias e ainda evitar falhas na qualidade, por exemplo.
Sendo assim, o fluxograma pode mostrar as etapas que vão desde a entrada da matéria-prima até a expedição do produto.
Mas, ainda se torna capaz de identificar os pontos de controle de qualidade de todas as etapas.
2. Serviços
Agora, na etapa de serviços, ainda assim o fluxograma pode ajudar a definir os procedimentos de atendimento ao cliente.
Dessa forma, torna-se capaz de reduzir o período de espera e ainda fazer com que o cliente se sinta mais satisfeito.
3. Financeiro
Outra utilização bastante útil para o fluxograma, haja vista que auxilia para padronização dos processos de contas a pagar e receber.
Por consequência, o fluxograma ainda contribui para reduzir os erros e atrasos nos pagamentos, além de ainda melhorar o fluxo de caixa.
4. Recursos Humanos
Dentro da área de recursos humanos, o fluxograma se torna útil para padronizar os processos de recrutamento.
Portanto, ele mantém mais eficaz a seleção e integração de novos funcionários, além de reduzir a rotatividade e aumentar a satisfação dos colaboradores.
5. Marketing
No marketing, o fluxograma pode ser utilizado para padronizar os processos de criação e lançamento de campanhas, reduzir erros e retrabalhos, e aumentar o retorno sobre o investimento.
Ter um Ar Condicionado em sua empresa é fundamental para os seus funcionários.