Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Na Hora H!

Como ler mais? Qual o caminho para desenvolver esse hábito?

O brasileiro, por dados comprovados, não tem o hábito da leitura. De acordo com um levantamento, apenas 52% da população do Brasil é considerada leitora – pessoas que leram pelo menos um livro no período de cinco anos. Isso significa que, dentre 193 milhões de pessoas no nosso país, 93 milhões não leram um livro sequer em um grande prazo.

Com isso em vista, a leitura no Brasil deve ser continuamente reforçada e incentivada. Por promover uma maior capacidade de memória, ajudar na concentração, estimular a criatividade, exercitar o cérebro, melhorar o foco e, logo, a produtividade, a leitura desempenha um papel essencial na vida das pessoas.

Assim como uma prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada é recomendado desde sempre a todos, a leitura é outra atividade imprescindível no dia a dia. Do mesmo modo que cuidamos do nosso corpo, precisamos também cuidar da nossa mente. Por isso, adquirir o hábito de ler livros é considerado um investimento na própria qualidade de vida.

ADQUIRINDO O HÁBITO

O que muitas pessoas acreditam, mesmo que não sendo verdade, é que a leitura será tão ou mais prazerosa do que algumas horas passadas na frente da televisão. Porém, não é bem assim. Assim como levantar cedo, ter uma rotina de exercícios físicos, aprender um novo idioma ou criar técnicas na aprendizagem de um novo hobbie, desenvolver o hábito da leitura é uma atividade feita por meio da prática. Ou seja, para ler mais, é preciso constância e dedicação.

Por isso, se deseja ler mais livros e ter uma vida mais produtiva no universo literário, você pode tomar como ponto de partida algumas atitudes, como:

  • Criar uma rotina de leitura: Embora seja óbvio que, para ter constância, é necessária uma prática frequente, quando se cita “rotina”, você deve entender como um período do seu dia ideal para exercitar a leitura. Seja pela manhã, antes de ir trabalhar, à tarde, ou ainda à noite, antes de pegar no sono, você deve delimitar um período ou número de páginas para criar o hábito de ler mais livros.
  •  Permaneça firme por 21 dias: Criar um hábito nem sempre é fácil. Ao contrário, na maioria das vezes exige muito de nós. No entanto, para a nossa felicidade, de acordo com os neurocientistas, em cerca de 21 dias, é possível adquirir um novo hábito. De acordo com esses profissionais, esse período é o ideal para acostumar o cérebro a levar essa atividade como um compromisso. Por isso, nas primeiras três semanas de leitura, evite falhar! Independente do tempo, abra todos os dias o seu livro e leia, nem que seja, 5 páginas, para cultivar essa prática.
  • Leia em todos os lugares: Na fila do banco, no transporte público, na sala de espera do dentista, na pausa do trabalho, entre uma aula e outra… Seja o local que for, sobrou um tempo? Leia! Com essas pequenas atitudes o seu cérebro irá se acostumar com essa prática e você, consequentemente, lerá mais e desenvolverá mais desejo pela leitura.
  • Participe de um clube do livro: Com o início da pandemia, foram criadas muitas atividades online com o intuito de deixar o isolamento social mais produtivo e prazeroso. Uma delas foi a criação de diversos clubes do livro. Atualmente, nas plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram ou Telegram, você encontra esse tipo de comunidade que se reúne algumas vezes ao mês para discutir leituras. Além de muito divertido e de ser uma oportunidade de criar amizades, principalmente no início, participar de um clube pode estimular ainda mais a sua leitura.
  • Descubra o seu gosto literário: Nem só de romance vive o homem! Muito além de histórias de amor, é importante flexibilizar as suas leituras. É fascinado pelo universo das finanças? Procure livros nessa área. Adora ficção? Se dedique às utopias e distopias tão fabulosas que temos no universo literário. Nem sempre você lerá coisas que gosta, mas, no início, não adianta se debruçar sobre assuntos que não se interessa, afinal de contas, o hábito por si só já exige empenho. Por isso, comece sempre com aquilo que te desperta desejo por saber.

ESCOLHENDO OS LIVROS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como já citado, escolher os livros do seu gosto pode impactar positivamente, ou não, a sua leitura. Por isso, com o intuito de ajudar mais brasileiros a lerem mais, o Mural dos Livros disponibiliza um grande acervo de recomendações, análises e resenhas de obras. Separados por gêneros, lá você consegue escolher os livros ideais para a sua estante e lista de leitura. Além disso, o Mural dos Livros também oferece descontos exclusivos para leitores do site.








Você pode gostar