A experiência do usuário é tudo quando se trata de definir uma estratégia de sucesso para a sua aplicação. Se você não tomar o tempo necessário para entender seus usuários, seu aplicativo provavelmente falhará.
Ao entendê-los, você pode descobrir o que eles precisam e querem do seu aplicativo. Esta informação é vital para criar uma estratégia de sucesso.
Há muitas maneiras diferentes de entender o seu usuário. O pessoal da empresa de aplicativos Publi®, nos ajudou a falar sobre as estratégias a seguir.
Para ter um aplicativo de sucesso, é importante se debruçar nos dados. Isto significa entender quem é seu usuário, o que ele está procurando e como alcançá-lo. Definir seu usuário alvo é a chave para o sucesso porque permite que você concentre seus esforços na criação de um aplicativo que os atraia e, principalmente, os retenha.
A retenção é o fator de sucesso de qualquer App bem sucedido.
Se você não sabe quem é o seu usuário, é muito difícil criar um aplicativo de sucesso. Reserve um tempo para entender seus usuários e você estará bem encaminhado!
Muitos desenvolvedores de aplicativos não sabem muito sobre seus usuários. Pesquisa realizada em 2019 pela InMobi nos Estados Unidos, apresentou que 50% dos entrevistados conheciam dados simples como a idade e o sexo dos usuários de seus apps, 16% conheciam seus interesses e apenas 7% sabiam quais outros aplicativos eles usavam.
Isto é um problema porque se você não conhece dados simples, não pode criar uma estratégia de marketing e monetização que os alcance.
Os dados dos usuários são importantes não apenas para o marketing, mas também para o desenvolvimento de produtos. É difícil projetar recursos que realmente serão úteis, se você nem os conhece.
Então, como você pode conhecer os usuários do seu Aplicativo? Aqui estão algumas dicas:
1. Fale com eles!
Isto pode parecer óbvio, mas muitas vezes é negligenciado. Fale com os usuários do seu aplicativo e pergunte sobre suas necessidades e desejos. Você pode fazer isso através de mensagens no aplicativo, pesquisas, ou até mesmo apenas conversas casuais, desde que autorizem.
2. Olhe para os dados
Além de falar, você também pode aprender muito sobre eles, observando como usam seu aplicativo. Quais recursos usam mais, que tipo de dispositivos estão usando para acessar o app e onde estão localizados.
3. Use ferramentas analíticas
Há muitas ferramentas analíticas disponíveis que podem ajudar você a entender melhor seus usuários. O Google Analytics e o Firebase são algumas das plataformas.
4. Mantenha-se atualizado sobre as tendências
Também é importante manter-se atualizado com as tendências, para que possa antecipar-se as mudanças. Por exemplo, se você sabe que as pessoas estão cada vez usando mais seus telefones para fazer compras, que tal verificar se o seu aplicativo está pronto para as transações?
5. Preste atenção no feedback do usuário
Além de usar ferramentas analíticas, também é importante prestar atenção ao feedback que você recebe. Isto pode ser na forma de resenhas, comentários nas redes sociais ou até mesmo conversas casuais.
Use este feedback para melhorar seu aplicativo e ter certeza de que ele está atendendo às necessidades dos usuários.
Ao entendê-los, aumentarão suas chances de sucesso. Tome o tempo necessário para analisar os dados, acompanhar as tendências e ouvir o feedback para que você possa fazer as mudanças necessárias para manter seu aplicativo relevante e útil.
Falando das campanhas de marketing, antes de investir, é fundamental entender e identificar o comportamento do seu usuário alvo.
Se seu budget for curto, pergunte-se quais os sites que o usuário alvo normalmente visita, qual a loja de aplicativo mais utilizada – para direcionar este usuário a loja correta (Google Play ou App Store).
Com a campanha iniciada, mensure onde as conversões estão mais altas, assim fica mais fácil determinar onde alocar seus recursos para um melhor retorno sobre o investimento.
Tendo uma boa compreensão, você pode criar anúncios que sejam eficazes e eficientes com seu orçamento.
Em resumo, conheça seus usuários de dentro para fora antes de iniciar qualquer campanha de marketing – será a base de uma estratégia de sucesso.