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Cinco dicas para aumentar sua presença no Instagram e ganhar mais seguidores ainda este ano

Jornal de Brasília

09/02/2023 0h01

Atualizada 11/02/2023 17h03

Criar estratégias no Instagram é importante para aumentar o engajamento que permitirá ter sua presença destacada na rede. A plataforma tem se expandido muito nos últimos anos e com isso diferentes segmentos ganham notoriedade, dentre eles, o segmento empresarial tem se destacado. Muitas empresas, empreendedores e novos influenciadores, possuem dificuldade em gerenciar suas redes sociais dessa maneira, o desempenho dentro delas torna-se insatisfatório.

Sendo assim, neste artigo, traremos a você leitor, 5 dicas para aumentar sua presença na plataforma do Instagram.

  1. Defina sua estratégia de conteúdo e estude os concorrentes

Assegure que sua presença no Instagram esteja alinhada aos seus propósitos e atenda às expectativas de seu público-alvo. É importante entender quais são seus objetivos nivelando com as preferências do seu público. Para conhecer melhor seu nicho de mercado, é necessário um estudo de seus concorrentes que irá te possibilitar criar ideias e acertar nos conteúdos que podem ser gerados.

Para esse processo, existe a ferramenta Phlanx Influencer Auditor, muito aplicada à pesquisa de influenciadores, que pode ser usada de forma estratégica para sondar seus concorrentes. Existe a opção de inserir seu identificador de mídia social e o sistema irá gerar um relatório de auditoria abrangente de sua conta. Nele você terá à sua disposição dados importantes como público, localização dos seguidores, menções à marcas e outros dados demográficos. O que te possibilitará descobrir se há lacunas ou segmentos de público que você não havia considerado no início da sua estratégia de marketing no Instagram.  

Existe uma ferramenta de escuta de comunicação social como o Sprout Social. Dentro dela, é possível identificar conversas em seu nicho de atuação em relação a determinados temas.Que traz uma outra opção de alcançar informações sobre os assuntos que mais interessam ao seu público.

Uma outra opção, bastante utilizada e que traz grandes resultados são as caixinhas de perguntas. Além de possibilitar uma relação com seu público, ela é uma ótima opção de extrair informações importantes para suas estratégias de marketing.

  1. Postagens regulares com conteúdo e hashtags relevantes

Publicações regulares permitirá que você construa um relacionamento verdadeiro com seu público. E manter uma programação constante de postagens,investindo em produção de conteúdo de qualidade, incluindo fotos e vídeos atraentes, trará a você maior entrosamento com o público, o que acarretará maior visibilidade. Permitindo que seus clientes recebam com mais frequência suas postagens.

Enquanto que as hashtags permitem que as pessoas descubram seu conteúdo através de pesquisas no Instagram. Utilize hashtags relevantes e populares para ampliar a visibilidade de suas postagens.

  1. Interaja com seu público

Responder aos comentários e mensagens dos seus seguidores, curtir e comentar em postagens de outros usuários relevantes para sua marca. É uma das maneiras de alcançar maior visibilidade. 

Considere utilizar os Stories que oferecem muitas ferramentas como enquetes, perguntas e respostas e filtros de realidade aumentada para aumentar a interação com seu público. Assim, expandirá o interesse do público por suas postagens, o que permitirá criar uma cultura de relacionamento adquirindo audiência para seu perfil. 

Aposte no Reels pois são vídeos curtos que dão um super engajamento unindo interesse, diversão e criatividade. Vale destacar também que nas redes sociais, a autenticidade e a coerência andam juntos para criação de uma identidade forte. Maneiras certeiras de cativar o público. 

  1. Anúncios patrocinados

Invista em anúncios pagos no Instagram para ampliar sua visibilidade e atingir um público maior.

  1. Analise seu desempenho

Utilize as ferramentas de análise fornecidas pelo Instagram. Faça um levantamento de como suas postagens estão se comportando e ajuste o horário em que seu público mais interage com os seus conteúdos e deixe esse período do dia como prioritário para novas publicações.  

Durante esse processo, é interessante alguns testes de horário para entender qual o melhor momento ideal para postagens. Para essa opção contar com ferramentas corretas auxiliam no estudo dos dados e a  analytics  é uma boa opção. 

Aproveite para começar a colocar em ação todas as dicas e experimente um novo nível no mercado digital.

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