Menu
Na Hora H!

Churrasqueira bafo: vale a pena?

Jornal de Brasília

14/06/2021 18h54

Para esquecer os problemas da semana, e se distrair em um fim de semana com amigos e família, nada como se reunirem e preparar um delicioso churrasco. O churrasco por si só já traz um sentimento de união, diversão e companheirismo.

 É um evento simples que famílias e amigos podem fazer simplesmente para colocar os papos em dia, dar boas risadas e se deliciar com carnes, um delicioso arroz feito em panela de ferro fundido e acompanhamentos feitos com muito amor e carinho.

Porém, o churrasco pode ser algo complicado quando se trata de pessoas que moram em apartamentos, pois são locais menores e com vizinhos. Porém, existe uma solução para esse tipo de situação, que são as churrasqueiras a bafo. Saiba a seguir o por que.

Como funciona a churrasqueira a bafo?

Uma churrasqueira a bafo é uma ótima opção para quem mora em apartamentos ou até mesmo em casas de condomínios e tem o receio de incomodar seus vizinhos com a fumaça causada pelo carvão. E, por ser muito mais econômica e prática, as churrasqueiras a bafo são mais recomendadas para quem não tem tanta experiência com churrasco, correndo menos risco de queimar a carne. 

A churrasqueira a bafo funciona de maneira que impede que a gordura da carne escorra sobre o carvão, e, em alguns modelos, ainda há um compartimento separado onde o carvão é colocado, protegendo as carnes que serão assadas. Além disso, essa churrasqueira também suporta caçarolas de ferro entre outros modelos de panelas, caso queiram cozinhar tudo no bafo da brasa da churrasqueira. 

Vantagens da churrasqueira a bafo

Os modelos de churrasqueiras a bafo oferecem muitas vantagens na hora de fazer um churrasco, então ela vale sim a pena, tanto pela sua economia, quanto pela praticidade do uso. Um dos benefícios dessa churrasqueira é por ser portátil e compacta, podendo levá-la para onde quiser, fazendo o churrasco entre familiares e amigos até fora de casa se preferir.

Além disso, por serem compactas, elas conseguem segurar e se encaixar em chapas bifeteiras, onde podem posicionar as carnes nessas chapas, evitando ainda mais que a carne queime ou resseque, fazendo um churrasco delicioso para todos os convidados. 

Além disso, uma churrasqueira a bafo possui algumas utilidades específicas:

  • Não produz fumaça;
  • O bafo faz com que a carne fique mais macia e mantenha mais sabor;
  • Pode ser utilizada em qualquer ambiente;
  • Facilidade de montar e manusear;
  • Consome uma quantidade bem menor de carvão, sendo mais econômica.

Como conservar

Como essa churrasqueira possui diversas vantagens e realmente vale a pena adquirir um modelo como esse, nada melhor do que saber como cuidar de uma churrasqueira a bafo, para que dure muito mais tempo. Uma das principais dicas de limpeza é após o uso da churrasqueira, fazer uma limpeza com detergente neutro, água e uma escova, de preferência que possua as cerdas macias.

E, após a retirada do carvão usado, também realize uma limpeza com água quente e siga com o detergente neutro. Após a lavagem da churrasqueira, recomenda-se deixá-la no sol para uma melhor secagem. E, como forma de maior conservação, uma boa dica é passar óleo vegetal nas partes internas da churrasqueira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado