Menu
Na Hora H!

Chicago publica imagens da morte de adolescente latino nas mãos da polícia

As imagens mostram o adolescente Adam Toledo fugindo de agentes. Quando ele para e levanta as mãos, leva um tiro no peito

Redação Jornal de Brasília

16/04/2021 7h11

As autoridades de Chicago (norte dos Estados Unidos) divulgaram na quinta-feira (15) imagens de câmeras corporais da polícia, nas quais se vê como um agente atirou e matou um adolescente latino de 13 anos.

As imagens mostram o adolescente Adam Toledo fugindo de agentes na madrugada de 29 de março. Quando ele para e levanta as mãos, leva um tiro no peito.

Os promotores afirmam que estava armado, embora não se identifique, no vídeo, qualquer arma em suas mãos quando é baleado.

Em coletiva de imprensa na quinta-feira, a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, pediu uma resposta pacífica dos cidadãos depois do que ela descreveu como imagens “insuportáveis”.

Após a divulgação do vídeo, pequenos grupos se reuniram ontem no centro de Chicago para protestar pacificamente pela morte do adolescente.

“Prenda o policial!”, gritavam alguns, de acordo com a imprensa local.

“Não acho que importa se Adam era um bom garoto, ou se estava envolvido em alguma outra atividade inadequada. O fato é que ele estava andando na rua e foi baleado desarmado”, disse a advogada da família de Toledo, Adeena Weiss-Ortiz, à imprensa.

As tensões sobre racismo e a brutalidade na ação policial têm sofrido uma escalada nos Estados Unidos.

Na vizinha Minneapolis, está sendo processado um ex-policial branco acusado de assassinar o afro-americano George Floyd.

O julgamento acontece na mesma semana em que outra sequência de disparos letais da polícia contra um motorista negro desarmado provocou violentos protestos em um subúrbio desta mesma cidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado