A brasileira Fabíola da Costa, de 32 anos, enfrenta uma batalha pela vida após sofrer um mal súbito em casa, em Orlando, nos Estados Unidos, no dia 20 de setembro de 2024. Segundo o marido, Ubiratan Rodrigues da Nova, ela sofreu três paradas cardíacas e teve uma perfuração no pulmão durante o atendimento de emergência, o que agravou ainda mais o quadro de saúde da mineira.
Sem histórico de doenças e com uma vida considerada saudável, Fabíola sofreu falta de oxigenação no cérebro, o que resultou em sequelas graves. Atualmente, ela vive em estado vegetativo e depende de cuidados 24 horas por dia.
Após sete meses de internação hospitalar sem diagnóstico conclusivo, Fabíola foi levada para casa em abril deste ano. A residência da família foi adaptada com os equipamentos necessários para dar suporte à sua recuperação.
Diante do cenário delicado e em busca de melhores condições de tratamento, o marido planeja trazer a esposa de volta ao Brasil, para Juiz de Fora (MG), onde moravam antes de se mudarem para os Estados Unidos em 2019. A expectativa da família é contar com o apoio dos parentes e realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.
A família busca agora viabilizar o retorno ao Brasil e garantir os cuidados necessários para que Fabíola tenha qualidade de vida e novas possibilidades de recuperação.