Menu
Na Hora H!

Brasileira que está há 8 meses na Venezuela luta para retornar ao Brasil

Na data prevista para o retorno, já havia sido declarada a pandemia por conta da Covid-19, o que fechou fronteiras e aeroportos em ambos os países

Redação Jornal de Brasília

22/09/2020 9h48

A brasileira Sabah Kassen Azanki, de 56 anos, viajou para a Venezuela com o intuito de passar dois meses na casa da filha. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, ela acabou passando oito meses no país estrangeiro. Há seis meses ela tenta retornar para o Brasil, mas tem sofrido com diversos entraves.

Sabah é Moradora de São Vicente-SP. Ela relatou que chegou à Venezuela no final de janeiro. A filha dela havia ido ao Brasil para dar à luz perto dos familiares e, posteriormente, ambas foram juntas para a Venezuela, onde a filha mora. A passagem de volta de Sabah já estava comprada quando ela saiu do Brasil, no entanto, na data prevista para o retorno, já havia sido declarada a pandemia por conta da Covid-19, o que fechou fronteiras e aeroportos em ambos os países.

Desde então, foram feitas diversas tentativas de remarcar o voo junto à companhia aérea, mas eles eram constantemente desmarcados. Com isso, a brasileira precisou recorrer à Justiça e ao Itamaraty. No entanto, Sabah relata que os brasileiros não têm o apoio das autoridades locais.

Com isso, Sabah procurou a ajuda de um advogado, que entrou com uma ação para viabilizar o retorno da brasileira. De acordo com o advogado, no dia 2 de junho foi concedida uma liminar de tutela de urgência para que as empresas Copa e Smiles embarcassem Sabah de volta ao Brasil, sob pena de multa. No entanto, mesmo com a medida, a brasileira permanece sem respostas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado