Menu
Na Hora H!

Bolsonaro sem dormir e Michelle descabelada: os bastidores da posse presidencial

Arquivo Geral

06/01/2019 16h05

Foto: reprodução/instagram

A posse presidencial de Jair Bolsonaro movimentou o Brasil no primeiro dia de janeiro de 2019. Veja, agora, algumas informações publicadas pelo jornal Extra e que ninguém contou sobre os bastidores. Segundo a publicação, a virada de ano da família ocorreu na Granja do Torto, com o envolvimento de familiares e amigos íntimos, além dos profissionais que trabalhariam na manhã seguinte para a posse.

Ainda de acordo com o Extra, a ceia ocorreu pouco antes da meia-noite. Michelle foi dormir às 2h da manhã, pouco depois do marido. Ele, ansioso, acordou às três da madrugada e não dormiu até receber a faixa presidencial de Michel Temer. Michelle começou a se arrumar às 5h, ainda com o mesmo vestido que usou na passagem de ano.

A produção ficou por conta de Zeni Meireles, que trabalha há 20 anos com Fernando Torquatto. Segundo a profissional, a ideia inicial era de que a primeira-dama usasse cabelo solto com o vestido nude e um coque com o vestido preto. No entanto, ela não gostou do coque e optou por cabelo solto nas duas ocasiões. Zeni também produziu as irmãs de Michelle e suas cunhadas.

Zeni Meireles e Michelle. Foto: Reprodução/Instagram

O Extra ainda descobriu que, pelo serviço, normalmente é cobrado R$ 380. Em caso de deslocamento, o valor é acrescido de 30%. Michelle pagou tudo sem chorar por desconto, assim como as amigas e convidadas.

A maquiagem da entourage, que incluiu uma das assessoras de Michelle, Elizangela Castello Branco, que traduz os discursos de Jair em Libras desde a época de campanha, foi Racquel de Castro. Ao Extra, ela contou: “Tinha umas doze pessoas para maquiar e o trabalho começou cedo, às 7h. Em um dado momento, o presidente entrou na sala e posou para as fotos com quem pedia”, revelou Racquel, que cobrou R$ 120 por cada maquiagem que fez: “Cada uma pagou a sua”.

Foto: Reprodução/Instagram

Letícia Firmo é a filha mais velha de Michelle. Aos 16 anos, ela ficou quase irreconhecível com um vestido cor da pele e maquiagem discreta ao lado da mãe. Apenas as profissionais que cuidaram da jovem postaram fotos dela. Nada de cliques oficiais, nos quais só apareceu Laura, a caçula, fruto do casamento com o presidente.

Letícia Firmo, filha mais velha de Michelle. Foto: Reprodução/Instagram

Michelle quase entra numa saia justa com o desfile em carro aberto. A opção pelo Rolls-Royce foi de última hora. Preparada apenas para subir a rampa, Michelle ficou descabelada, o que deixou assessores preocupados. Então, trataram de levar profissionais responsáveis pela beleza ao Palácio do Planalto, numa correria.

Apenas na entrada do palácio foi que Michelle decidiu discursar para os surdos. Bolsonaro não havia sido comunicado sobre sua vontade. Ao falar com ele, apenas perguntou se deveria fazê-lo antes ou depois. Gentilmente, o presidente cedeu a vez à mulher.

Prato servido no Itamaraty. Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto a posse acontecia, ali perto, no Palácio do Itamaraty, uma equipe deixava tudo pronto para o coquetel da noite. Os trabalhos ficaram por conta do chef Roland Villard e o empresário e cerimonialista Roberto Hirth.

O cardápio incluiu muitos pratos com ingredientes típicos brasileiros, mas com pegada internacional, como o palmito assado com queijo e camarão, bolinhos de carne e bacalhau, batatinhas recheadas e massas. Bolsonaro optou por um prato de macarrão. Ele comeu em pé, diante de uma mesa cheia de quitutes, já usando a faixa presidencial, numa sala reservada a ele e sua família

Os convites foram distribuídos a 4 mil pessoas ( só foram 2.300). Eram recomendados os seguintes trajes na noite: passeio, nacional e uniforme correspondente e pedia-se que os convidados chegassem com uma hora e quinze de antecedência.

No dia seguinte, nada de descanso para o presidente. Houve churrasco para o íntimos na Granja do Torto. O pai de Michelle esteve por lá. A mãe, no entanto, não foi ao réveillon ou às cerimônias de posse do genro.

Presidente na preparação para a posse. Foto: Reprodução/Instagram

Bolsonaro e a mãe. Foto: Reprodução/Instagram

Família reunida. Foto: Reprodução/Instagram

De cabelos compridos, a irmã de Michele, Suyanne Foto: reprodução/instagram

Presidente comendo no Itamaraty. Foto: Reprodução/Instagram

Decoração no Itamaraty. Foto: Reprodução/Instagram

Decoração no Itamaraty. Foto: Reprodução/Instagram

Decoração no Itamaraty. Foto: Reprodução/Instagram

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado