Um bebê nasceu nesta terça-feira (5) dentro de um helicóptero do Departamento Integrado de Operações Aéreas do Amazonas, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, durante operação emergencial de resgate de uma mulher de 42 anos isolada pela seca na comunidade ribeirinha do Abelha, no bairro Tarumã, zona rural de Manaus.
Ela estava em trabalho de parto avançado e a equipe optou por realizar o procedimento dentro da aeronave, na própria comunidade, após ser chamada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
“Tudo correu bem, sem nenhuma complicação. O bebê nasceu saudável, chorando, ativo e já mamando pouco depois. É uma menina. A mãe está bem”, disse a médica Larissa Câmara, do Samu.
Segundo o tenente João Coelho, do Corpo de Bombeiros, têm sido comuns os pedidos de ajuda para populações isoladas pela seca no Amazonas. Os moradores enfrentam dificuldades para sair de suas comunidades para receber atendimento médico, por exemplo.
“Ultimamente, com essa seca extrema, temos sido muito demandados no socorro das populações que estão isoladas e com difícil acesso a alguns recursos”, disse.
Após o nascimento, mãe e filha foram transportadas para o Instituto da Mulher Dona Lindu, na região central de Manaus.
Sessenta e dois municípios do Amazonas estão em situação de emergência devido aos efeitos da estiagem, incluindo a capital. A seca é considerada a pior de todos os tempos, com recordes negativos na região.