Menu
Na Hora H!

Autora da obra que foi vandalizada por Carlinhos Maia expressa indignação

Humorista rabiscou o quadro, que estava em quarto utilizado por ele em um hotel 

Redação Jornal de Brasília

29/10/2019 11h22

Da redação
[email protected]

Nesta segunda-feira (28), a artista plástica Lau Rocha falou pela primeira vez, através de uma rede social, sobre o episódio em que o humorista Carlinhos Maia rabiscou o quadro da artista que estava no quarto de um hotel, onde ele ficou hospedado neste final de semana, em Aracaju.

“Com tristeza e indignação, recebi a notícia de que uma das minhas obras foi vandalizada e exposta em uma rede social, por pessoa que aparenta ter influência na juventude deste país. Venho de uma família de que possui a expressão do belo como manifestação do caráter e foi um choque ver o descaso da pessoa em questão pelo meu sentimento expressado na obra, que é o patrimônio moral do artista. Não autorizei a vandalização, que feriu minha alma e me expôs de maneira absolutamente constrangedora”, diz a nota. 

Carlinhos Maia, no final de semana, resolveu “brincar” com o quadro da artista. O humorista postou vídeos falando que tinha ficado assustado com o quadro de uma mulher sem rosto, então, pegou uma caneta e colocou olhos e boca na obra. Na sequência, ele postou uma foto com a legenda: “Os hóspedes desse hotel vão me agradecer”. 

Após ser criticado, Maia fez outros vídeos falando que teve a autorização para rabiscar o quadro.  “Antes de riscar e deixar minha marca, como eu já fiz em outros hotéis que permitiram a brincadeira, eu liguei para dona do hotel, a Dani, que é uma pessoa que me recebe há quatros nesse hotel e ela me autorizou brincar”, disse.

No entanto, segundo a lei do Direito Autoral, o autor tem direito à integridade da obra, e isso significa que ela precisa ser preservada e não pode ser alterada sem autorização do mesmo. 

Lau, autora da obra, de 59 anos, é sergipana e há 25 anos está envolvida nas artes plásticas, diz que espera que o ato sirva de exemplo para se aprender sobre respeito e dignidade. A artista falou também que está tomando as providências legais para reparar o dano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado